Dicionário da Moda

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  • Acervo: Local onde é guardado o material (roupas, sapatos, acessórios...) que as produtoras recebem das lojas para vestir os modelos nos editoriais e desfiles.
  • Agência de Criação: Empresa dedicada à arte e à técnica da propaganda, idealizar e criar peças publicitárias;
  • Alta Costura: Convidados do mundo da moda conhecem modelos exclusivos, produzidos em escala quase artesanal;
  • Apoio: Arrimo, base, esteio, fundamento; tudo que serve para amparar, firmar, segurar, sustentar;
  • Apontamento: Visita marcada para o modelo ser apresentado ao cliente.
  • Agência Mãe: É a agência responsável pelo planejamento e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que revelou o modelo para o meio, ou foi a primeira a agência-la;
  • Arara: Estrutura de metal ou madeira sobre rodas. Serve para as produtoras pendurarem roupas que serão usadas em um editorial ou desfile de moda;
  • Assessoria de Imprensa: O assessor de imprensa é um profissional que intermedia a relação entre empresa e imprensa. Quando uma empresa necessita divulgar suas ações nos meios de comunicação, o assessor explora suas potencialidades jornalísticas, elabora um release (texto) e envia para o jornalista responsável a fim de ver a matéria de seu interesse publicada. Ou então, quando partir de uma matéria, é também o assessor quem irá levantar as informações junto ao cliente e agendar entrevistas;
  • Book: Currículo, seu portfólio, é um álbum com as suas fotos, faça com um fotógrafo profissional, de preferência;
  • Booker: profissional que faz a ligação entre os clientes e os modelos e com quem o modelo lida no dia-a-dia;
  • Booking: organização do book de acordo com os trabalhos efetuados pelo modelo;
  • Briefing: Instruções e diretrizes transmitidas, de forma resumida, pela chefia (de agência de propaganda, birô, jornal, emissora de TV etc.) aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho (criação de uma campanha publicitária, cobertura jornalística etc.);
  • Budget(pronuncia-se bâdget): Termo da língua inglesa que significaorçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas;
  • Cachê: Pagamento que o modelo recebe por um trabalho;
  • Call-Back: Após a seleção através do casting, os selecionados são chamados pelo cliente para uma seleção mais rigorosa;
  • Cast: Elenco de modelos de uma agência;
  • Casting: Seleção de modelos (ou teste) para um determinado trabalho;
  • Caução: Garantia, segurança, responsabilidade;
  • Cenário: Conjunto de elementos que compõem o espaço onde se apresenta uma peça teatral, filme cinematográfico ou programa de televisão, de modo a criar a atmosfera de dramaticidade que a obra pretende evocar. Composição plástica representativa dos locais e situações descritos na narrativa, inclusive os objetos que ambientam a ação teatral e chegam a participar ou mesmo interferir nela;
  • Cenógrafo: é o profissional que cria, projeta e supervisiona a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários às cenas de uma obra;
  • Check list: Relação completa e detalhada de providências que devem ser tomadas na realização de um evento ou na produção de qualquer peça e verificadas ou checadas, uma a uma, durante o desenvolvimento de um programa ou projeto;
  • Chariot: estrutura onde são colocados cabides com roupa;
  • Charter: É a planilha com todos os dados relacionados à agenda de trabalho dos modelos;
  • Clipping: recolha e valorização de informação de imprensa, televisão, rádio e internet;
  • Color jeans: “jeans colorido”, trata-se de calças feitas em jeans ou sarja que são tingidas de diversas cores, como amarelo, vermelho, rosa ou verde;
  • Composição Fotográfica - É a ordem dos elementos, do primeiro plano e dos motivos secundários, é também a qualidade estética que inclui textura, equilíbrio de cores e formas entre outras variáveis que combinadas formam uma imagem comunicativa e agradável de se ver. A composição de imagem tem como objectivo alcançar um efeito emocional, passar um clima e quebrar a monotonia, pois compor não é só mostrar imagens bonitas mas sim fazer com que o espectador fixe a sua atenção nos pontos de interesse do assunto, esse interesse pode estar no primeiro plano, no meio ou atrás;
  • Composite: Cartão onde a modelo é apresentada, geralmente contém fotos e também as medidas;
  • Comissão: Percentual do pagamento do modelo destinado a agência que o promove;
  • Crédito: Referência, numa publicação, ao autor de um texto, foto, desenho etc. Menção aos executores da atividades técnicas ou artísticas destinadas à produção de uma obra;
  • Cronograma: Representação gráfica do planejamento da execução de um trabalho num tempo determinado, na qual se indicam os prazos em que as suas diversas tarefas e fases deverão ser executadas.
  • Direct booking: contratar um modelo que se encontra noutro país para um trabalho especifico;
  • Diretor: Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral de um comercial, geralmente free-lancer ou ligado à uma produtora;
  • Diretor de Arte: 1. Profissional de criação especializado em desenvolver. A parte visual e gráfica das peças publicitária. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos de cena, etc;
  • Diretor de Redação: Responsável pela direção geral, coordena toda equipe, além dos citados acima, coordena editores de texto, repórteres, etc;
  • Diretor de Fotografia: Em produção, denominação do fotógrafo do comercial;
  • Desfile de Imprensa: Para editores de moda, modelos e compradores de lojas.
  • Edição: Lista especial de peso, qualidade e quantidade de mercadorias embarcadas ou vendidas;
  • Editor de Moda: Encarregado em esquematizar e supervisionar a edição. É responsável pela criação das pautas de uma revista de moda, ele define quais matérias e assuntos relacionados à moda serão abordados e divulgados na edição, e de que forma será trabalhado cada assunto;
  • Editora: Empresa ou organização (pública ou privada) que se dedica à edição de veículos impressos (livros, jornais, revistas etc.), digitais (e-books) e outros produtos editoriais;
  • Editorial: Fotos de trabalho para site ou revista;
  • Editorial de Moda: Matéria jornalística, essencialmente fotográfica, elaborada por uma editoria de moda, geralmente em revistas especializadas nesse tema, em que são apresentadas informações sobre tendências, estilos, modismos e combinações relativas a vestuário, acessórios, cabelo, maquiagem etc.Não existe um padrão rígido para esse tipo de matéria, que está sujeita, como a própria moda, a constantes transformações de estilo e de conceito;
  • Equipe: grupo de pessoas organizado para um serviço determinado; quadro; pessoal;
  • Escanear: Digitalizar informações por meio do escâner. Ao serem lidas por um escâner ou dispositivo análogo, informações analógicas são convertidas em dados digitais, para serem armazenados e trabalhados em computador;
  • Externa: Qualquer captação, gravação ou emissão de imagens realizada fora do estúdio (reportagens, locações de telenovela, programas esportivos etc.);
  • Exclusividade: regime imposto no contrato entre agência e agenciado, onde o segundo se compromete a não aceitar nenhum tipo de trabalho que não seja da agência ou aprovado por esta. A agência tem total poder de decisão sobre a imagem pública do agenciado.
  • Fitting: Prova das roupas que serão usadas no trabalho;
  • Flat: Significa “plano” em português e é usado na moda para se referir a sapatos sem salto ou com salto bem baixinho;
  • Fast fashion: “moda rápida”, o termo é empregado para se referir a uma produção de roupas rápida e contínua com fluxo intenso de consumo e descarte. Lojas de departamento como C&A, Renner, Riachuelo, H&M e Zara são exemplos de fast fashion;
  • Fotogênia: Ter um bom perfil para ser fotografado. Sair bem nas fotos;
  • Free-Lance: Profissional que trabalha por conta própria;
  • Go and see: é uma visita organizada pelo agente a determinado cliente para uma futura hipótese de trabalho;
  • Head Booker: Quem coordena a equipa de bookers;
  • Imprensa: Conjunto de jornalistas;
  • It-girl: o termo é usado para se referir a mulheres que ditam tendências e são ícones de referência de moda e estilo. É importante ressaltar “it-girl” não é uma profissão, mas algo que essas mulheres são naturalmente, sem querer;
  • Locação: Qualquer local (interior ou exterior), fora do estúdio, onde se produz uma foto ou filmagem, cenário ou exterior;
  • Look: a combinação de várias roupas ou peças de moda. Por exemplo: uma blusa, uma saia, um par de sapatos, meias e pulseiras formam um look completo.
  • Mupis: pequenas placas publicitárias;
  • Makeup e Hair Styling: Como é chamado no mercado, o profissional que executa o cabelo e maquiagem nos modelos;
  • Making-off: Bastidores de uma filmagem ou sessão de fotos;
  • Marketing: 1. Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing;
  • Metier: Meio específico de uma determinada categoria profissional;
  • Mídia: Conjunto dos meios de comunicação existentes em uma área, ou disponíveis para uma determinada estratégia de comunicação. Pode ser classificada em duas categorias: mídia impressa (jornal, revista, folheto, outdoor, mala direta, displays etc.) e mídia eletrônica (TV, rádio, CD, vídeo, cinema etc.);
  • Mídia Digital: Diz-se dos veículos de comunicação que transmitem informações digitalizadas: internet, intranet, CD-ROM, interfaces de aparelhos telefônicos WAP.
  • Minimalismo: um movimento artístico e cultural que busca utilizar somente o que for essencial e descartar todo o resto. Na fotografia, isso se traduz em fotos com muitos espaços vazios, poucos recursos técnicos e pontos focais bem destacados.
  • New face: Modelo que ingressou recentemente na carreira;
  • Olheiro: responsável por andar no mercado e atrair novos talentos;
  • On stay: modelos estrangeiros que passam uma temporada em outro país;
  • Open call: Hora definida para aspirantes a modelo visitarem uma agência, e a agência conhecer os pretendentes;
  • Opção: hipótese de trabalho que exige confirmação de disponibilidade do modelo;
  • Over-the-knee: a tradução do termo para o português é “sobre o joelho” e na moda é usado para designar botas que ultrapassam a altura dos joelhos;
  • Orçamento: 1. Ação ou efeito de orçar. 2. cálculo dos gastos a fazer com a realização de qualquer obra ou empresa. 3. cálculo prévio da receita e despesa;
  • Outdoors: grandes painéis publicitários (podem ser de vários metros);
  • Pauta: Agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição de jornal ou revista, programa de rádio ou TV etc. Súmula de matérias a serem feitas em uma determinada edição;
  • Pautar: Detalhar o assunto programado para planejamento dos aspectos a serem focalizados;
  • Pit: Espaço reservado para imprensa (fotógrafos, cinegrafistas…) em frente a passarela;
  • Polaroid: Foto sem edição (o famoso Photo Shop), a foto crua que mostra como o modelo realmente é;
  • Portfólio: Forma de pasta ou álbum que contém folhas soltas ou grampeadas de material, para apresentação ao cliente, ou a coleção de trabalhos de um artista, agência, estúdio, birô, para divulgação junto a possíveis clientes, editores etc;
  • Pré-editado: Diz-se quando o modelo foi selecionado para um trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão final;
  • Prêat-à-Porter – Imprensa, personalidades da moda e modelos conhecem as coleções produzidas já em escala industrial;
  • Produtor de Casting: profissional que realiza seletivas de modelos por todo o Brasil;
  • Produtor de eventos: Trabalha na área de produção, profissional especializado nas diversas tarefas que viabilizam a produção do evento;
  • Produtor de moda/Producer: são pessoas super informadas em história da moda, cinema, literatura, arte… Atentos às últimas tendências em todas estas áreas. É um elemento fundamental na moda pois são eles que constroem a imagem e determinam a história que se vai contar com determinada criação, em um determinado desfile, ou sessão fotográfica, ou anúncio, etc;
  • Prova de Roupa: Antes de um desfile ou trabalho de showroom, são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o modelo irá usar e em quantas entradas;
  • Realizador de TV/Publicidade: é quem decide e define as coordenadas de um anúncio publicitário;
  • Redação: 1. Conjunto de pessoas que redigem regularmente para determinado periódico (jornal, revista etc.), editora, agência de notícias, estação de rádio ou TV etc. Corpo de Redatores 2. Lugar onde trabalham os redatores. Instalações físicas (edifício ou sala e equipamentos) onde são redigidas as informações a serem publicadas;
  • Romaneio: Lista especial de peso, qualidade e quantidade de mercadorias embarcadas ou vendidas.
  • Scouter: É o famoso olheiro, o caça talentos, aquele que acha novas pessoas com potencial para o sucesso na carreira;
  • Scouting: ação de investir na procura de novos talentos, através de anúncios publicitários, dos olheiros, etc;
  • Segunda opção: quando um cliente pretende contratar um modelo que já tem um trabalho naquela data, marca-se a segunda opção caso aceite a primeira seja desmarcada;
  • Set: Cenário;
  • Spin-off: também chamado de derivagem, é um termo utilizado para designar aquilo que foi derivado de algo já desenvolvido ou pesquisado anteriormente. É utilizado em diversas áreas, como em negócios, na mídia, em tecnologia, etc. Em tecnologia, ocorre spin-off quando uma tecnologia resulta no desdobramento de outras já existentes. Por exemplo, quando é criada uma tecnologia e outros cientistas partem deste princípio para criarem novas, a partir daquela já criada. Em negócios, o termo spin-off é utilizado para designar o processo de cisão entre empresas e o surgimento de uma nova empresa a partir de um grupo que já existe. Neste caso, acontece spin-off quando as organizações exploram um novo produto ou serviço a partir de um já existente.
  • Spin-off de seriados: Na mídia, spin-off acontece quando uma franquia (franschising) é criada a partir de uma já existente, geralmente aquela que já obteve sucesso e êxito. Por exemplo, as séries "CSI: Miami" e "CSI: NY" que resultaram da famosa série "CSI: Crime Scene Investigation". O seriado Criminal Mindstambém deu origem a um spin-off, intitulado Criminal Minds: Suspect Behavior. Em alguns casos, os spin-offs podem ter mais sucesso do que o seriado lhe deu origem. Outros famosos exemplos de spin-offs são: - Angel, spin-off de Buffy, the Vampire Slayer; - Project Runway, spin-off de Project Greenlight; - Frasier, spin-off de Cheers; - The Colbert Report, spin-off de Cheers; - Private Practice, spin-off de Grey's Anatomy; - Cleveland Show, spin-off de Family Guy.
  • Staff: Grupo ou corpo de assistentes, pessoal, corpo docente, quadro de funcionários, assessoria;
  • Stand By: Quando um modelo, por indicação do cliente, o modelo está inativo, sem aceitar outros trabalhos, à espera de informações sobre o trabalho (apoio, auxiliar, arrimo 2. reserva de pessoa ou coisa);
  • Still: Fotografia de produtos;
  • Skinny: um tipo de calça com modelagem bem justa e colada no corpo. O nome, traduzido do inglês, significa “magro”;
  • Styling ou stylist: Os termos são vindos da palavra “style”, que significa “estilo” em português. O styling é a criação de um conceito estético de moda. Stylist é o profissional que executa o styling e trabalha para editoriais de moda, montando os looks a serem fotografados ou em desfiles, ao lado dos estilistas, ajudando a passar a imagem de moda adequada ao tema da coleção. Ainda existem os personal stylists, que são profissionais contratados para ajudar os clientes a montar looks e melhorar as peças do guarda-roupa;
  • Takes: Tomadas de imagem em foto ou filme;
  • Top Model: Modelo que está em evidência em uma agência;
  • Trench coat: Significa “casaco de trincheira” e foi criado na Primeira Guerra Mundial para proteger o uniforme dos militares da lama e chuva. Os modelos clássicos do casaco são geralmente na altura dos joelhos e possuem um cinto ou tira de tecido na cintura.
  • Übermodel: (do alemão über = sobre, mais o termo inglês model = modelo) designa a modelo que faz mais sucesso, é a mais requisitada e consequentemente a mais bem paga em seu momento na indústria da moda. No início dos anos 2000 uma revista inglesa criou a terminologia übermodel para designar especificamente o sucesso atingido pela modelo brasileira Gisele Bündchen, inédito até então;
  • Vídeo Book: Book feito em vídeo, incluíndo trabalhos já realizados,muito bom e recomendado para quem pretende figurar em comerciais de tv e até mesmo como ator e atriz;
  • Workshop: Espécie de curso intensivo, onde se tenta passar o máximo de informação em um mínimo de tempo.
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