Como é a rotina do modelo

separator

"A profissão de modelo é uma das mais sonhadas por garotos e garotas de todo o mundo. O sucesso, a fama e o glamour são consequências de muito trabalho. Para obter um resultado positivo (sucesso), é preciso trilhar um longo caminho… Não basta possuir todos os atributos físicos, um modelo também precisa de determinação e atitude para triunfar no disputado mundo da moda." 

Diversas preocupações fazem parte do dia a dia do profissional, além do cuidado com o corpo, valores como a pontualidade, assiduidade e responsabilidade jamais podem ser esquecidos pois a imagem do modelo é a sua base de trabalho, e todos os dias as suas ações contribuem para preservar uma boa imagem, ou acabá-la.


A(o) modelo pode atuar nas seguintes áreas:

- Artes plásticas: tem de posar para fotógrafos, escultores, estudantes de desenho e pintores.

- Modelo fotográfico: para ensaios de toda espécie. – Desfiles de moda: exibição de acessórios e roupas para grifes e confecções. – Consultoria: modelos experientes podem ser professores do ofício ou prestar consultoria na área. – Cinema e televisão: alguns modelos, depois de realizar cursos de dramaturgia, podem trabalhar como atores/atrizes. – Publicidade: atua em comercias de televisão, anúncios e apresentação de produtos em exposições.

O mercado de trabalho para este profissional acontece no setor privado e é irregular (muitos modelos não tem trabalho o ano todo) e extremamente competitivo (para cada vaga aberta há um grande número de jovens disponíveis). As modelos são mais requisitadas em épocas em que a economia está mais aquecida e, desta forma, os investimentos em publicidade são maiores.

Seja paciente

Isso porque tanto em desfiles quanto em editoriais de moda, a demora parece interminável. O modelo precisa ser um profissional paciente. Apesar de, um desfile convencional ter duração de no máximo 15 minutos, os detalhes que antecedem o espetáculo podem levar horas para ficarem prontos, e isto pode ocorrer, ainda que se trate do desfile de grandes grifes… Em editoriais de moda não é diferente, muitas vezes levam horas para obter fotografias de um bom marketing, em uma visão comercial e extramente fashion.

“Enfrente as situações e preserve sua imagem, é preciso manter a postura com simpatia e confiança, desenvolva o diálogo, aprendendo a falar e ouvir. Reivindique, mas aceite a orientação de sua equipe. A profissão é altamente competitiva, por isso exige competência.”

Atualize-se! Busque conhecimento

O conhecimento é fundamental para agir com profissionalismo. É preciso gostar muito do que se faz, trabalhar com responsabilidade, dignidade, ética, comprometimento e honestidade. O modelo deve estar sempre bem informado sobre o mercado, pesquisando quem são os bons profissionais, e manter a busca por conhecimento atualizado, focado na profissão.