Como se manter no mercado

separator

Ao optar pela carreira de modelo, é preciso ficar atento(a) a um detalhe importante: a partir do momento em que começa a trabalhar para uma agência, é como se você fosse uma empresa. E como toda empresa, é importante ter organização e disciplina. Isso inclui cumprir rigorosamente com os horários agendados, ficar atenta (o) às oportunidades que aparecerem e ter uma ótima relação com os clientes. Uma observação importante quanto aos encontros com clientes: não exagere na maquiagem. Eles querem ver como você realmente é, e não como pode ficar. Passe o básico, como um batom claro, um rímel e um pouco de blush. Outro ponto essencial é ter uma rotina de cuidados com a pele, cabelo, corpo, dentes, unhas, ou seja, um investir literalmente na beleza com tratamentos, academia, salão, boas lojas e o que mais precisar. Cursos de dança e interpretação também podem ser úteis, já que farão com que você fique mais desinibida diante de outras pessoas e ajuda a ter mais leveza no corpo. Sem contar que para fotografar, irá te proporcionar maiores possibilidades de poses.

Mas não se esqueça da saúde. É preciso ter disposição, já que você poder ter vários testes no mesmo dia e precisar correr para cumprir todos os compromissos. Uma simples gripe pode fazer você perder o trabalho que te levaria ao hall da fama. Para fazer uma capa, por exemplo, uma modelo pode passar um dia inteiro fotografando, sem poder alimentar direito ou descansar. Algumas chegam às 7 horas e vão embora somente à noite.

"Ganhou dinheiro com uma campanha? Ótimo, coloque parte dele em uma poupança ou um invista em algo rentável. Como disse anteriormente, carreira de modelo é perecível e você não tem como adivinhar quantos trabalhos terá pela frente. Aproveite para colocar tudo no papel para não gastar mais do que o necessário."

Seu objetivo principal é aparecer. Então faça um site, mesmo que simples, para publicar fotos suas e contatos. Não deixe de acompanhar as estatísticas de acesso; elas darão uma ideia de como está indo seu trabalho e a possibilidade de conseguir outros. Com o tempo, você pode incrementar o site. Não podemos esquecer o lado psicológico. Como disse, uma modelo leva mais “nãos” do “sims” na carreira. Por esse motivo, é bom frequentar um psicólogo, mesmo que seja somente para desabafar. É uma profissão onde você compete o tempo inteiro com outras garotas e isso pode afetar sua alto-estima e acabar com sua carreira. Sem contar que o tal glamour transmitido pelas revistas e desfiles só existem neles. Más influências também acontecem e é preciso fugir delas. Entretanto, muitas vezes você não percebe o que está acontecendo à sua volta e uma pessoa qualificada pode te ajudar a ver a realidade de forma madura e consciente. Como podem perceber, ser modelo é mais que sorte. Depende muito de atitude e determinação. Então, se você está certa da sua escolha, corra atrás do seu sonho e não desista!