Etiqueta Profissional e Marketing

separator

ETIQUETA PROFISSIONAL

ETIQUETA DEFINIÇÃO - Ethos é uma palavra de origem grega que significa comportamento. “Etiqueta é a arte das boas maneiras e dos bons costumes”.

CLASSIFICAÇÃO

  • Etiqueta Doméstica: Hábitos e maneiras de lidar com a família e com os empregados.
  • Etiqueta Social: Regras essenciais para convivência em sociedade (Festas, Recepções...)
  • Etiqueta Profissional ou Empresarial: Comportamento no trabalho, relação com superiores, subordinados e público em geral.

O QUE É ETIQUETA PROFISSIONAL? POR QUE CONHECÊ-LA?

  • A etiqueta profissional se baseia em um conjunto de regras que visam a um relacionamento harmonioso. No ambiente de trabalho isso é necessário porque convivemos diariamente com as mesmas pessoas, por mais tempo até do que com nossa família. É preciso saber se comportar adequadamente entre elas, antes mesmo de saber lidar com os clientes da empresa.

ETIQUETA NO SÉC. XXI

  • Qualidade no relacionamento entre pessoas;
  • Linguagem comum a todos os povos e sua cultura;
  • Conjunto de gestos e atitudes que tornam a comunicação fácil, segura e eficiente;
  • Etiqueta como diferencial humano;
  • Bom convívio social.

COMO APRENDER ETIQUETA?

  • Cursos;
  • Observando pessoas experientes;
  • Lendo livros;
  • Exercitando diariamente até adquirir prática.

UMA PESSOA “CHIQUE”...

  • ... É, antes de tudo, bem-informada;
  • ... Sabe que etiqueta é muito mais do que uma coleção de pegadinhas;
  • ... Faz valer seus direitos e respeita os dos outros;
  • ... Recusa regras sem sentido;
  • ... Sabe transformar uma roupa simples em um look sofisticado;
  • ... Sabe abrir garrafa ou lata até sem abridor (mas sempre te um abridor);
  • ... Sabe fazer pelo menos um bom prato, nem que seja uma omelete;
  • ... Não tem medo de dizer “não sei”.

Benefícios da Etiqueta Profissional

  • Melhora a política da boa convivência;
  • Torna o ambiente de trabalho mais agradável;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora seu marketing pessoal.

Algumas dúvidas

  • Devemos ficar totalmente calados no elevador?
  • No trabalho, devemos cumprimentar com beijinhos os colegas?
  • Para criar um clima de amizade, posso chamar meus colegas por apelidos?

Algumas dúvidas

  • Para me tornar mais ágil, posso correr pela empresa?
  • Ao tossir ou espirrar, devo colocar a mão direita sobre os lábios?
  • Para agilizar meu trabalho, posso comer rapidamente meu lanche no posto de trabalho?

Algumas dicas

  • Evite beijinhos na sua vida profissional;
  • Ao conversar, procure manter distância corporal do seu interlocutor;
  • Aposente o hábito de mascar chicletes;
  • Atrasos constantes são imperdoáveis.

Algumas dicas

  • Ao retocar o batom, pentear cabelos, limpar as unhas, utilize o banheiro;
  • O cumprimento é um ato de cortesia;
  • Responder a um cumprimento é obrigatório;
  • Ao falar com as pessoas, fale devagar e sem elevar a voz;
  • Transmita credibilidade e eficiência por meio da aparência

Algumas dicas

  • Evite chamar as pessoas por apelidos;
  • Dê 2 toques na porta antes de entrar e cuidado ao fechar;
  • Jamais corra dentro da empresa;
  • Não abuse do perfume nem da falta dele.

Algumas dicas

  • Evite o uso de celular no trabalho;
  • Não preste atenção em conversas particulares;
  • No almoço, não apoie cotovelos sobre a mesa e reúna os talheres quando terminar;
  • Cuidado com tiques pouco higiênicos como ficar mexendo no nariz.

Importante- Não fazer lanches no posto de trabalho

- Não receber visitas particulares - Não cantar ou assobiar - Não namorar - Não afastar-se do posto de trabalho - Não fumar

APRESENTAÇÃO PESSOAL

  • Postura
  • Comportamento Profissional: Apresentações e cumprimentos, cartões de visitas e outras dicas profissionais
  • Vestuário
  • Comunicação Verbal

POSTURA – imprime elegância e beneficia a saúde. Para que a postura seja perfeita, é preciso equilíbrio de todas partes do corpo. Faça, porém, da postura correta uma atitude natural.

  • ANDAR , SENTAR E DE PÉ

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO PESSOAL

  • Atente-se à forma de vestimenta condizente com a empresa que você representa ou com o trabalho que você desempenhe;
  • Mantenha roupa limpa e bem passada;
  • Evite levar acompanhantes à encontros de negócios;
  • Mantenha a simpatia;
  • Evite fumar, mascar chicletes e roer unhas;
  • Cuidado com a postura;
  • Não utilize gírias;
  • Olhe nos olhos do seu interlocutor.

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO PESSOAL

  • Cuidados
  • Perfumes
  • Cordialidade
  • Simpatia
  • Comunicação
  • Mau hálito e odores
  • Pontualidade
  • Demonstrar ansiedade
  • Ser arrogante
  • Falar demais

MARKETING PESSOAL

O QUE MARKETING PESSOAL?

  • “MARKETING É O QUE UMA EMPRESA FAZ PARA QUE SEUS PRODUTOS SEJAM CONHECIDOS, APRECIADOS E COMPRADOS”.
  • “MARKETING PROFISSIONAL É UM PROFISSIONAL FAZER A MESMA COISA, SÓ QUE EM BENEFÍCIO DA PRÓPRIA CARREIRA OU IMAGEM”.

MARKETING PESSOAL CAPACIDADE QUE O INDIVÍDUO OU O PROFISSIONAL TEM DE APARECER SEM SER INCONVENIENTE E DE CONQUISTAR A CHEFIA SEM SER “PUXA SACO”!

10 MANDAMENTOS DE MARKETING PESSOAL

  • LIDERANÇA
  • INTEGRIDADE
  • CONFIANÇA
  • VISIBILIDADE
  • VISÃO
  • EMPATIA
  • ESPÍRITO DE EQUIPE
  •  OTIMISMO
  • MATURIDADE
  • PACIÊNCIA

MARKETINGPESSOAL

  • Você é uma marca
  • Eu S.A.

Imagem O maior patrimônio

Imagem Como os outros nos enxergam.

Imagem Diferencial 

Construção da nossa Imagem A) Aparência Pessoal

Construção da nossa Imagem B) Expressão Verbal

Construção da nossa Imagem C) Comportamento Social (convívio social)

Construção da nossa Imagem D) Ética

Construção da nossa Imagem

  • E) Consciência da importância da imagem em nossa carreira

Construção da nossa

  • Imagem

F) Relacionamentos

A LINGUAGEM PROFISSIONAL

  • Respeitosa
  • Correta
  • Clara e objetiva
  • Tom e volume de voz adequado
  • Domínio e segurança de informações

COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA

  • Sem muito formalismo
  • Utilize correções de português e digitação
  • Evite fontes diferenciadas
  • Não envie piadas ou correntes
  • Utilize cópia oculta
  • Evite abreviaturas e “emotions”
  • Seja breve
  • Responda rapidamente

O USO DO CELULAR

  • Atenção ao tom de voz
  • Cuidado na escolha do toque musical
  • Desligue ou mantenha no silencioso em ambientes sociais e de trabalho
  • Não ande falando no celular
  • Não fale nele em elevadores
  • Pergunte sempre se a pessoa pode falar
  • Respeite horários
  • Não pergunte onde a pessoa está
  • Não pendure em cintos ou bolsos
  • Evite pedir celular emprestado
  • Seja sempre breve.

ASSUNTOS NÃO PERMITIDOS

  • Não fale de tragédias, não faça comentários maldosos, relatos de fatos longos ou íntimos.
  • Respeite o ambiente de trabalho e não misture-o com assuntos pessoais.

O SEGREDO SE APRENDE EM CASA! “É O RESPEITO PELO PRÓXIMO QUE CONSTRÓI UMA IMAGEM”.

  • Em uma empresa séria, quem tem Marketing Pessoal sempre tem a atenção da chefia e o apoio dos colegas.
  • Em uma empresa medíocre, a mesma pessoa pode ser vista como uma ameaça... Neste caso, não adianta querer mudar a empresa, é mais sábio mudar de empresa!

*Com informações de Sumã Pedrosa.