Orientações para a carreira de modelo

separator

"O atrativo em quem atua como modelo não é apenas a beleza."

Autoestima

Tenha certeza de que é isso que você quer fazer. Viver o seu próprio sonho é mais importante do que seus pais ou qualquer outra pessoa querer isso por você, portanto, além do interesse, é preciso ter atitude.

Agência 

Trabalhar com a agência certa é o essencial. Pesquise sobre aquela agência, pois além da legislação, ela deve te fornecer suporte e orientação para que você tenha segurança. Procure informações sobre a agência e referências no mercado, pois assim é possível evitar entrar em furadas. 

Responsabilidade

Ser uma boa pessoa, saber se comportar: ouvir e falar no momento certo, cuidar do corpo, buscar conhecimento e ter disciplina, indiferente de estar em atuação ou não, estar preparada(o) o tempo todo, manter o foco e ser pontual é fundamental.

Ser modelo é ser artista e por isso é preciso adquirir e aprimorar conhecimentos o tempo todo, estudar moda, treinar fotografia e/ou passarela e aprender outros idiomas. Além de tudo é essencial o artista/modelo se conhecer, acompanhar as tendências, estudar o mercado, estilistas, estilos, grandes modelos, produtores, revistas, marcas e fotógrafos… A VA Models, por exemplo, oferece cursos e workshops para atores e modelos. (reciclagem e completo).

“Quem não é visto não é lembrado!”

A agência precisa acompanhar você para saber sua qualificação, como está seu visual, sua agenda e tudo mais. Deixe seu booker (agenciador) sempre informado. Esteja sempre presente na agência com sua presença, seja pessoalmente ou não. A agência precisa ver que você está realmente interessado, qualificado e disponível para trabalhos, para que possam lhe direcionar para atuações.

Evite erros

Cuidado com sua imagem, como o que você posta nas redes sociais, como age com as pessoas, e confie na agência que você está atuando. Todo cuidado é pouco, para não se sujar no mercado.

Atuar sem agência e sem registro profissional é um risco muito grande, pois são estes detalhes que garantem a "segurança" no trabalho, seja no marketing, financeiro ou aspectos legais.

Não misture sua vida profissional com sua vida particular. Modelos e atores devem ter maturidade para os trabalhos (acompanhante não participa de casting - teste para o trabalho).

Não pule de uma agência para a outra, fique na agência em que você confia seguindo todos os procedimentos até obter resultado, afinal a agência que você confiou está trabalhando para vender você. A agência investe em sua divulgação (contenha sua ansiedade, isso pode demorar ou não, o mercado quem define), converse com a agência, busque orientações. Tome cuidado antes de julgar a agência para não causar um clima ruim e até sujar você no mercado, portanto trabalhe com ética e respeito sempre. Fora tudo isso, nada mais ético que atuar por outra agência apenas quando for em outro Estado ou país em que sua agência não atua, mas siga os mesmos procedimentos.

Não feche trabalho por fora da agência. Lembre-se que a agência é sua segurança, por isso peça auxílio no caso de solicitarem você para trabalhos. A agência vai saber negociar por você de maneira que garanta a segurança pessoal, financeira e de imagem. Converse com seu agenciador (booker), ele é seu melhor amigo, é quem vai tirar suas dúvidas e lhe orientar para que você atue com segurança e profissionalismo, obtendo assim o melhor resultado. 

Arrogância, antipatia… 

Não se ache a ‘última bolacha do pacote’. Somos todos iguais! Isso vale para qualquer carreira. tenha simplicidade e humildade, trabalhe sua educação sentimental (equilíbrio) e lembre-se: "simpatia sempre”. Se você quer ter um público favorável, seja realmente um artista atrativo e tenha positividade sempre.

Esteja seguro

Além de não ser nada atrativo, a insegurança só atrapalha. Sempre existirão pessoas para competir com você, mas o seu maior adversário está na frente do espelho.  Tenha autoconfiança e não se compare a ninguém. Seja você mesmo, pois sua personalidade conta muito mais. E uma última dica, mas não menos importante: esteja sempre pronto para receber críticas.